segunda-feira, 4 de setembro de 2017


                                  
                               OS CICLOS DA VIDA DE UM PROFESSOR
      Um texto para refletir, sobre cada ciclo e, por inerência, cada recomeço da vida de um professor.



     "Nenhuma profissão como a do professor é definida por ciclos anuais de vida. O intervalo de 1 de setembro a 31 de julho de um ano qualquer é muito mais do que um ano de trabalho, é uma folha de um livro profissional onde vivencia planos de ação, desafios ganhos, batalhas abnegadamente porfiadas, vitórias alcançadas, outras adiadas à espera de uma nova oportunidade, de um novo gesto, de um dia mais claro. Para um professor um novo ano letivo é, mesmo quando mantém os mesmos alunos, um percurso de descoberta, pois os jovens e crianças com que trabalha estão em processo de construção e por isso, mesmo quando julga conhecê-los, eles desvelam-se num manancial de possibilidades.
     Um professor cresce em cada um destes ciclos. Com eles aprende a errar menos, a ponderar mais, a conhecer-se nos olhos dos outros. É assim que se envelhece como professor. Aprendendo em cada ciclo que passa. Enriquecendo-se cientifica e pedagogicamente, mas também melhorando como pessoa no seu compromisso com os outros e na fidelidade com a superioridade ética dos seus valores. Nos anos bons, onde a concretização dos seus projetos profissionais se aproximam do que planeou, sente a gratificação do sentimento de realização que reforça a chama motivacional que iluminará novos projetos. Em anos menos bons, terminar o ciclo exige momentos de catarse preservando o positivo e aprendendo com o negativo. Assim exorciza os fantasmas da desmotivação e cria estratégias de auto desafio que o levam à superação das desilusões e o elevam à condição mágica de ressurreição na profissão. Talvez Carlos Drummond de Andrade pensasse num professor quando aconselhou:
“Não importa onde você parou…
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e
necessário “Recomeçar”.
Porque …..” Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…”
      Os recomeços dos ciclos de vida de um professor devem ser vistos como oportunidades para revisitar a sua profissionalidade, refletir sobre a gestão da sua inteligência emocional, procurar formas de estabelecer laços e reforçar o sentimento de “nós” com as pessoas que convivem consigo na escola e que são a essência do bom clima que todos necessitam para dar o seu melhor.
        Dar uma nova chance ao “sentir a profissão” como uma arte incrível de transformar mentalidades, interpelar saberes, co construir identidades. Por que em cada ciclo que passa o professor não muda apenas a sua vida, ele tem o poder extraordinário de transformar outras vidas, semear muitos sonhos, abraçar muitas pontes. Quando recomeça um ano letivo, este novo ciclo não dá apenas uma chance ao professor de se reinventar, ele oferece-lhe também a possibilidade de renovar o compromisso do seu pequeno mas extraordinário contributo para melhorar o mundo."

 Ana Paula Silva
 (Professora Universidade Católica do Porto)

Sem comentários:

Enviar um comentário