Hidrocefalia

HIDROCEFALIA

A hidrocefalia é provocada pela impossibilidade do líquido cefalorraquidiano (LCR), líquido que banha e protege o cérebro e a espinal-medula, ser drenado para o sistema sanguíneo.

A hidrocefalia aparece muitas vezes associada à spina bífida.

O líquido cefalorraquidiano passa de um ventrículo para o seguinte (quatro no total) através de canais estreitos, circulando depois na superfície do cérebro – uma pequena parte desce pela spinal medula – e é absorvido no sistema sanguíneo.

A absorção do líquido cefalorraquidiano, realiza-se por veias especializadas dentro do crânio, que têm uma superfície semelhante à de uma peneira. O LCR está em constante produção, circulação e reabsorção.


 
A hidrocefalia pode resultar de:

- excesso de produção de LCR (muito raro)

- impedimento de circulação ou absorção do LCR ( na situação de impedimento, o LCR é constantemente produzido, mas não consegue circular, acumula-se e causa um aumento de pressão no interior do cérebro. Os ventrículos incham e o tecido cerebral pode vir a sofrer lesões).

As crianças com hidrocefalia não têm a capacidade de drenar o LCR que se acumula e causa um aumento da pressão no cérebro.



Motivos:

• Congénita ou adquirida (associada à spina bífida, meningite ou a um tumor) Obs.: congénita: significa que está presente na altura do nascimento. É importante salientar que isto não implica que a hidrocefalia seja hereditária. Muitas vezes a causa exacta da hidrocefalia congénita não pode ser determinada.

• Genética: em circunstâncias muito raras a hidrocefalia está ligada a factores hereditários.

• Grande prematuridade: os bebés nascidos prematuramente correm o risco de desenvolverem hidrocefalia



Como tratar a hidrocefalia?

A maior parte das hidrocefalias requer tratamento, o qual normalmente é cirúrgico.



Quais os efeitos da hidrocefalia?

Podem surgir dificuldades de aprendizagem associadas à hidrocefalia tais como:

• problemas de concentração, raciocínio e de memória de curto prazo

• problemas de coordenação, motivação e organização

• problemas de visão

• puberdade precoce