Deficiência Mental/Síndrome de Alcoolismo Fetal

DEFICIÊNCIA MENTAL

O diagnóstico de deficiência mental depende de três factores: funcionamento intelectual, avaliado em termos de Q.I., limitações significativas em duas ou mais áreas de comportamentos adaptativo e verificação destas características desde a infância. (Luckassan et.al)

A deficiência mental é classificada por graus:

1. Ligeira

2. Moderada

3. Severa

4. Profunda

1.Não são claramente deficientes mentais, mas pessoas com problemas de origem social, cultural, familiar ou ambiental. Apresentam um atraso mínimo nas áreas Perceptivas e Motoras. Indivíduos provenientes de ambientes socioculturais desfavorecidos podem ser aqui incluídos.

2.Podem adquirir hábitos de autonomia pessoal e social, tendo maiores dificuldades no último. Podem aprender a comunicar, mas frequentemente apresentam dificuldades de expressão oral e na compreensão das normas sociais. Apresentam um desenvolvimento motor aceitável.

 
3.Necessitam de protecção e ajuda, pois o seu nível de autonomia social e pessoal é muito pobre. Apresentam muitas vezes problemas psicomotores. A linguagem é deficitária. Podem ser treinados em actividades da vida diária básica.


 
4.Apresentam problemas sensoriomotores e de comunicação com o meio. São dependentes dos outros em quase todas as funções e actividades. Os seus handicaps físicos e intelectuais são graves.

 
Estratégias

A Educação na Escola…

A educação no período escolar deve investir no desenvolvimento de todas as potencialidades da criança deficiente, com o objectivo de a preparar para enfrentar sozinha o mundo em que tem de viver.

Neste sentido, devem ser favorecidas todas as actividades que a ajudem a adquirir as capacidades necessárias para se desenvolver como ser humano:

• Sociabilização;

• Independência;

• Destreza;

• Domínio do corpo;

• Capacidade perceptiva;

• Capacidade de representação mental;

• Linguagem:

• Afectividade


Para além de conhecer o estado geral de desenvolvimento e as dificuldades específicas apresentadas, deve-se atender ás capacidades de aprendizagem de cada aluno, para evitar que os objectivos educativos não sejam demasiados exigentes, a ponto de o aluno não os conseguir atingir, nem tão simples, que não favorecem o desenvolvimento das suas potencialidades e capacidades.

- Fugir do ensino e da mera representação de objectos, a criança tem de ser posta numa relação directa com os objectos;

- Dividir os conteúdos em pequenas unidades;

- Repetir várias vezes uma aprendizagem;

- Ligar a acção à palavra;

- Criar situações positivas de aprendizagem nos aspectos sociais e cognitivos;

- Ensino individualizado.


SÍNDROME ALCOOLISMO FETAL

O Síndrome de alcoolismo fetal tem por base anomalias congénitas (presentes no nascimento) que se produzem como consequência do uso materno de álcool durante a gravidez. Caracteriza-se por um atraso no desenvolvimento físico e mental, alterações crânio-faciais e articulares. A SAF é uma causa frequente de lesões físicas e psíquicas fetais, superando, por vezes, as da spina bífida e da síndrome de down. As lesões produzidas pelo álcool sobre o feto são muito mais graves que as causadas pela heroína, cocaína…

A severidade dos sintomas e as manifestações associadas podem ser extremamente variáveis de um caso para o outro. A doença pode caracterizar-se por atraso pré-natal e pós-natal do crescimento.

As crianças afectadas podem também ter problemas de aprendizagem e de comportamento, tais como irritabilidade crescente durante a infância, atraso mental leve a severo, diminuição da atenção e impulsividade.



Características físicas:

• microcefalia (cabeça anormalmente pequena);

• baixo peso ao nascer;

• perímetro cefálico pequeno;

• malformações da cara.



Problemas físicos causados pela exposição pré-natal ao álcool:

• Malformações cardíacas

• Anomalias urológicas e genitais

• Problemas gastrointestinais

• Problemas ao nível do esqueleto e das articulações

• Problemas visuais: estrabismo, miopia, subdesenvlvimento do nervo óptico e cegueira

• Problemas auditivos

• Convulsões

• Epilepsia

• Desenvolvimento tardio da dentição

Obs: estes aspectos não são determinantes no diagnóstico e não se manifestam todos num só indivíduo



Características cognitivas e comportamentais:

• Evidenciam alterações na memória

• Má coordenação motora

• A atenção é reduzida ou são distraídos

• Mostram falta de responsabilidade

• Demonstram poucas competências sociais

• Dificuldade de socialização

• Falta de imaginação e de curiosidade

• Problemas de aprendizagem, dificuldade para entender conceitos (tempo e dinheiro), má compreensão da linguagem e pouca habilidade para resolver problemas

• Têm dificuldade para estruturar o tempo de trabalho

• Problemas de conduta incluindo hiperactividade, incapacidade para concentrar-se, reacções impulsivas e ansiedade



Estratégias para ajudar a crianças FAS:

• Criança independente na auto-ajuda e jogo

• Dar-lhe opções e obrigá-la a tomar decisões

• Proporcionar-lhe o ensino para adquirir competências da vida diária

• Evitar situações onde seja pouco estimulada

• Estabelecer-lhe rotinas

• Dar-lhe muitas advertências e precauções quando se implementa uma actividade não usual

• Dividir-lhe o trabalho em pequenas tarefas

• Estabelecer-lhe limites e segui-los consistentemente