COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO SURDO
Com o objetivo de
sensibilizar os nossos alunos para a problemática da surdez e a valorização da
Língua Gestual, no dia 29 de setembro foram realizadas algumas atividades numa
sala de aula da Escola Básica de Caxinas onde se inclui uma aluna com surdez.
Através de um diálogo,
todos foram questionados sobre o que é ser surdo e quais as suas necessidades
nos diferentes ambientes como a sala de aula, os espaços de lazer e os espaços
públicos.
Fez-se referência, ainda, à questão da importância do nome gestual e
refletiu-se sobre alguns preconceitos ligados ao surdo.
Procedeu-se, de
seguida, à realização de um exercício prático para o treino da datilologia
gestual, tendo sido explicado aos alunos a sua importância enquanto suporte
para a comunicação do surdo.
Num momento posterior,
foi possível ouvirem a canção de Paula Teixeira “ O Som das Cores” tendo a
oportunidade de a gestuar em grupo.
Finalmente, os
participantes da atividade compuseram um painel, através de cartões móveis onde
estavam representados os símbolos em datilologia gestual, e através dos quais
se associou a escrita alfabética aos respetivos símbolos.
Pensamos ter sido um
momento de extraordinária riqueza pedagógica, onde todos os alunos se mostraram
motivados, ativos e sensíveis à questão da surdez, na perspetiva em que esta
deve ser efetivamente sentida - como uma
diferença e não uma deficiência.
Para este grupo de
cidadãos, a Língua Gestual constitui a sua primeira língua, sendo este um
elemento fundamental na construção da sua própria cultura e identidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário