terça-feira, 13 de outubro de 2015

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO SURDO



          Com o objetivo de sensibilizar os nossos alunos para a problemática da surdez e a valorização da Língua Gestual, no dia 29 de setembro foram realizadas algumas atividades numa sala de aula da Escola Básica de Caxinas onde se inclui uma aluna com surdez.
        Através de um diálogo, todos foram questionados sobre o que é ser surdo e quais as suas necessidades nos diferentes ambientes como a sala de aula, os espaços de lazer e os espaços públicos.          
        Fez-se referência, ainda, à questão da importância do nome gestual e refletiu-se sobre alguns preconceitos ligados ao surdo.
         Procedeu-se, de seguida, à realização de um exercício prático para o treino da datilologia gestual, tendo sido explicado aos alunos a sua importância enquanto suporte para a comunicação do surdo.
          Num momento posterior, foi possível ouvirem a canção de Paula Teixeira “ O Som das Cores” tendo a oportunidade de a gestuar em grupo.
        Finalmente, os participantes da atividade compuseram um painel, através de cartões móveis onde estavam representados os símbolos em datilologia gestual, e através dos quais se associou a escrita alfabética aos respetivos símbolos.
       Pensamos ter sido um momento de extraordinária riqueza pedagógica, onde todos os alunos se mostraram motivados, ativos e sensíveis à questão da surdez, na perspetiva em que esta deve ser efetivamente sentida -  como uma diferença e não uma deficiência.
         Para este grupo de cidadãos, a Língua Gestual constitui a sua primeira língua, sendo este um elemento fundamental na construção da sua própria cultura e identidade.



Docentes: Aida Pinto, Célia Figueiredo, Conceição Guisasola, Isabel Vila e Terapeuta  Alexandra Lopes




















Sem comentários:

Enviar um comentário