DIA DA MULHER
Para assinalar o Dia da Mulher que decorrerá no próximo dia 8 de março, os nossos alunos realizaram uma atividade dedicada àquela que é, sem dúvida, o grande pilar da vida de cada um.
Em homenagem a todas as mães e a todas as mulheres, em geral, não poderíamos deixar de recordar todas aquelas mulheres operárias de uma fábrica situada em Nova Iorque que, no dia 8 de março de 1857, ousaram lutar pelos seus direitos, reivindicando melhores condições de trabalho e equidade no tratamento, face ao género masculino. Muitas perderam a vida, porque tiveram a coragem de lutar, sem medo, pelos seus direitos, acabando por morrer carbonizadas no próprio local de trabalho, num ato desumano e de total violência.
Este acontecimento, que faz parte de uma página negra da nossa história, não foi em vão, constituiu um marco de viragem na dignificação da mulher e na evolução do seu papel na sociedade.
Apesar disso, assistimos, ainda, a uma enorme clivagem social em que as mulheres, por questões étnicas, culturais ou políticas, ainda são vítimas de descriminação.
O ano passado e já no decorrer do presente ano, temos vindo a assistir a um fenómeno social de repetidos episódios de violência doméstica, em que a mulher, tem sido sistematicamente violentada e silenciada.
Aqui ficam as imagens da atividade realizada pelos alunos da Sala de Recursos e da Unidade da Escola Básica Frei João, no sentido de assinalarem, não apenas uma data, mas, essencialmente, para nos remeter para uma questão social que continua a ser objeto de debate.
Sem comentários:
Enviar um comentário