
UNIDADE ESPECIALIZADA DE APOIO À MULTIDEFICIÊNCIA E SURDO-CEGUEIRA CONGÉNITA (U.E.A.M.) – CONSTRUINDO ESPAÇOS DE INCLUSÃO
Mais do que um espaço vocacionado para o apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, a Unidade especializada de Apoio à Multideficiência pretende ser um centro de recursos, onde uma Equipa Pluridisciplinar formada por Docentes de Educação Especial, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e de Reabilitação da Linguagem e Assistentes Operacionais, tentam, através de um trabalho coordenado e interactivo, chegar a cada aluno e optimizar todo o potencial que lhe é inerente.
No sentido de assegurar que as práticas educativas se baseiem na gestão da diversidade, tendo em conta a individualização e a personalização de cada aluno, são definidos recursos pedagógicos e metodológicos educacionais específicos, que permitam dar respostas adequadas ao perfil de funcionalidade de cada aluno, trabalho esse, que conta com a indispensável colaboração dos docentes titulares de turma, onde os alunos da U.E.A.M. se encontram integrados e com o empenho e intervenção dos respectivos Encarregados de Educação.
A U.E.A.M. dispõe de equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades de cada aluno, ao mesmo tempo que se apresenta como um complemento ao atendimento educacional recebido em cada uma das turmas de ensino regular.
Compete às Escolas encontrar respostas para a diversidade do seu corpo discente, incorporando núcleos organizacionais que garantam a adopção de currículos apropriados, de estratégias de ensino, de recursos específicos e parcerias com instituições da comunidade.
E é na procura de uma Escola, cada vez mais Inclusiva, que garanta a equidade no acesso à Educação e facilite a integração social dos alunos, que a Educação Especial desenvolve a sua acção, ao mesmo tempo que procura sensibilizar toda a comunidade educativa, para a importância de, cada um de nós, actuar como verdadeiros agentes de integração.
E porque a diferença não deve ser encarada como um obstáculo ou impedimento ao desenvolvimento das potencialidades de cada um, há que construir espaços de inclusão que anulem, definitivamente, atitudes de segregação e garantam o cumprimento dos direitos humanos. A equipa da U.E.A.M. tem, como principal objectivo, trabalhar em prol de uma Escola e de uma sociedade cada vez mais justas, onde todos possam usufruir de igualdade de oportunidades.
(Jornal “O Búzio” - E.B.1/J.I. de Caxinas – Junho/2011)
Mais do que um espaço vocacionado para o apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, a Unidade especializada de Apoio à Multideficiência pretende ser um centro de recursos, onde uma Equipa Pluridisciplinar formada por Docentes de Educação Especial, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional e de Reabilitação da Linguagem e Assistentes Operacionais, tentam, através de um trabalho coordenado e interactivo, chegar a cada aluno e optimizar todo o potencial que lhe é inerente.
No sentido de assegurar que as práticas educativas se baseiem na gestão da diversidade, tendo em conta a individualização e a personalização de cada aluno, são definidos recursos pedagógicos e metodológicos educacionais específicos, que permitam dar respostas adequadas ao perfil de funcionalidade de cada aluno, trabalho esse, que conta com a indispensável colaboração dos docentes titulares de turma, onde os alunos da U.E.A.M. se encontram integrados e com o empenho e intervenção dos respectivos Encarregados de Educação.
A U.E.A.M. dispõe de equipamentos, materiais e recursos pedagógicos específicos à natureza das necessidades de cada aluno, ao mesmo tempo que se apresenta como um complemento ao atendimento educacional recebido em cada uma das turmas de ensino regular.
Compete às Escolas encontrar respostas para a diversidade do seu corpo discente, incorporando núcleos organizacionais que garantam a adopção de currículos apropriados, de estratégias de ensino, de recursos específicos e parcerias com instituições da comunidade.
E é na procura de uma Escola, cada vez mais Inclusiva, que garanta a equidade no acesso à Educação e facilite a integração social dos alunos, que a Educação Especial desenvolve a sua acção, ao mesmo tempo que procura sensibilizar toda a comunidade educativa, para a importância de, cada um de nós, actuar como verdadeiros agentes de integração.
E porque a diferença não deve ser encarada como um obstáculo ou impedimento ao desenvolvimento das potencialidades de cada um, há que construir espaços de inclusão que anulem, definitivamente, atitudes de segregação e garantam o cumprimento dos direitos humanos. A equipa da U.E.A.M. tem, como principal objectivo, trabalhar em prol de uma Escola e de uma sociedade cada vez mais justas, onde todos possam usufruir de igualdade de oportunidades.
(Jornal “O Búzio” - E.B.1/J.I. de Caxinas – Junho/2011)
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